terça-feira, 2 de fevereiro de 2010
* Pequeno carro apresentado no Japão usa energia eólica e solar
A energia pode ser armazenada por meio do cata-vento ou por meio de placas solares
Texto: Rodrigo Samy
Fotos: Divulgação
21-01-10) - A Tajima Motor Corporation apresentou no Salão de Tóquio o modelo EV Sport, um mini-carro que é abastecido por meio de um rotor que é movimentado por pás de vento ou pela energia solar. Se estiver Sol, basta o usuário espetar o carro no aparelho que sustenta as placas. Já em caso de rajadas de vento, basta o motorista colocar o carro em contato com o rotor que é movimentado pelo vento.
Com a sua estrutura montada sob um chassi de aço tubular, o EV Sport tem apenas 2,49 m de comprimento, 1,29 m de largura e um metro de altura.
Com 280 kg, o monoposto armazena a energia gerada pelos dois equipamentos em uma bateria de lítio de íon de 120 Ah. A potência máxima do motor elétrico declarada pelo fabricante é de 0,59 kW, algo em torno de 0,79 cv.
A autonomia é de 90 km e a velocidade máxima gira em torno de 70 km/h. Segundo a Tajima Motor Corporation, o propulsor elétrico tem o desempenho equivalente a um motor térmico de 50 cm³.
O carro custa cerca de R$ 40 mil. Para a bateria atingir a carga máxima é necessário que ela fique aproximadamente cinco horas ligado ao cata-vento. Claro que o usuário tem de torcer para que o vento seja bem forte. Caso contrário a boa saída são as placas solares.
fonte: http://www.webmotors.com.br/wmpublicador/MSNNoticia_conteudo.vxlpub?hnid=43684
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário