São 165 mil bolsas, 86 mil integrais para alunos com renda familiar de até 1 salário mínimo e meio por pessoa. E 79 mil com 50% de desconto para aqueles com renda de até 3 salários mínimos por pessoa.
Começaram neste sábado as inscrições para o Prouni, o programa do Ministério da Educação que dá bolsas de estudo para universidade particulares. Cento e vinte mil candidatos já se inscreveram.
Bruna quer estudar relações internacionais. Isabela quer ser psicóloga. Mas nenhuma das duas conseguiu vaga na universidade pública. Na particular, Bruna teria que pagar R$ 878 por mês.
“Meus pais não teriam condição de pagar, porque nossa família é muito grande”.
Mas Bruna conseguiu 678 pontos no Enem e pode concorrer, pelo Prouni, a uma bolsa de estudos. A nota mínima é 400 pontos. As inscrições vão até quarta-feira.
E isso só pode ser feito pela internet. É necessário ter o número do CPF e da inscrição no Enem. O estudante pode escolher cinco opções de cursos em até cinco instituições e quanto maior a nota do Enem, maiores são as chances de conseguir a bolsa.
Mas o Prouni é para alunos de baixa renda, que tenham concluído o segundo grau em escola pública ou foram bolsistas em escola particular.
São 165 mil bolsas, 86 mil integrais para alunos com renda familiar de até um salário mínimo e meio por pessoa. E 79 mil, com 50% de desconto, para estudantes com renda familiar de até três salários mínimos por pessoa.
Logo nas primeiras 12 horas, 120 mil inscrições foram confirmadas. “É importante que esse estudante faça o acesso, verifique as bolsas disponíveis, e os cursos e as instituições e que ele faça a inscrição com consciência para que ele possa escolher um curso que realmente ele tenha interesse em se candidatar”, orientou Paula Branco, diretora do Programa de Graduação do MEC.
FONTE: http://jornalnacional.globo.com/Telejornais/JN/0,,MUL1480048-10406,00-COMECAM+AS+INSCRICOES+PARA+O+PROUNI.html
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário