terça-feira, 16 de fevereiro de 2010
* Confira os cuidados com a saúde de idosos nos dias de calor
Neste domingo, uma reportagem do Fantástico mostrou como o calor prejudica principalmente os idosos que sofrem com as altas temperaturas. E para os idosos saberem como aliviar esse calor todo, conversamos com a geriatra Silvia Pereira. A médica deu várias dicas sobre como eles devem se vestir na hora de sair de casa, como se alimentar e até como se portar em casa para amenizar as conseqüências do calor para a saúde.
Saindo de casa
A principal orientação da Dra. Silvia Pereira é se hidratar. Ela recomenda que os idosos bebam água ou um copo de suco antes de sair de casa e que, se possível, levem com ele uma garrafa d’água para beber no caminho.
Ainda segundo a geriatra, os idosos devem, principalmente, se proteger do sol. E, se puderem, eles só devem sair de casa nos horários em que o sol está mais fraco, até às 9h30, de manhã, e depois das 18h30, à noite.
“Ele (o idoso) deve passar filtro solar, principalmente, no rosto. Quem for calvo ou carece, deve passar na careca. Se possível, todos devem sair de chapéu ou boné”, afirma a médica.
Outra dica é usar roupa fresca na rua. “Dê preferência a tecidos que absorvam o suor, como o Dry Fit. Ele (o idoso) deve usar um sapato adequado. O melhor é o tênis, mas tem também aquela sandália que prende atrás. O importante é fechar o calcanhar. Já chinelo não é recomendável”, ressalta.
A Dra. Silvia Pereira recomenda ainda o uso de óculos escuros para proteger os olhos, porque, segundo a médica, ajuda prevenir a catarata. “Também é importante usar o colírio lubrificante, mas só para lubrificar os olhos, não o com remédio”, alerta.
Dentro de casa
Quando o idoso for ficar em casa, a geriatra recomenda que ele deixa o ambiente umidificado. “Na hora de ligar o ventilador ou o ar condicionado, deve-se umidificar o ambiente. Coloque um balde, uma bacia ou uma panela com água no ambiente”, explica. “Assim evita o ressecamento dos olhos, do nariz e da garanta, o que pode propiciar infecção”.
Muitas vezes, o frio do ar condicionado pode causar dores articulares nos idosos. Nesse caso, a Dra. Silvia recomenda que a temperatura ambiente seja elevada. Segundo a especialista, a temperatura ideal seria em torno de 25ºC.
A médica afirma ainda que o idoso pode tomar vários banhos ao dia para se refrescar, mas ressalta que, nesse caso, ele não deve passar sabonete todas as vezes em que for tomar banho. “Não precisa passar sabonete no corpo e evite esfregar a toalha. Deve-se apenas encostar a tolha no corpo, porque tira ela a proteção da pele. Nós temos um gordura na pele que nos protege”.
Outra forma de aliviar o calor é o uso de compressas geladas em certas área do corpo, como no pescoço, nas axilas, na dobra dos braços, nas virilhas e na dobra das pernas.
Na alimentação
A médica também deu algumas orientações sobre como se alimentar diante de tanto calor. A primeira orientação é, novamente, beber muita água, preferir frutas e sucos. “O idoso também pode tomar leite, sorvete ou gelatina. A geléia também é boa, se não tiver muito açúcar”, aponta.
A melhor forma de se alimentar, de acordo com a especialista, é comer em pequenas quantidades e várias vezes ao dia. “É melhor fazer pequenas refeições, mesmo que você coma várias vezes no dia, do que do que comer pratos grandes e pesados, apenas duas ou três vezes ao dia”, afirma.
FONTE: http://fantastico.globo.com/Jornalismo/FANT/0,,MUL1490877-15605,00.html
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário