Ads 468x60px

Labels

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

* Câmara pode suspender uso do novo plugue elétrico


A Câmara dos Deputados anunciou nesta quarta-feira que analisa o projeto para suspender as novas regras de fabricação para tomadas e plugues elétricos, sob a alegação de que elas causam prejuízos aos consumidores. As regras foram elaboradas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e preveem o uso de plugues de três pinos e de tomadas com reentrância, para diminuir o risco de choque elétrico.

A obediência às regras por fabricantes e importadores de componentes e aparelhos foi determinada pelo Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Conmetro). O último prazo para a retirada de plugues e tomadas antigos do mercado venceu em 1.º de janeiro de 2010. Pelo texto do projeto, essa resolução seria simplesmente suspensa.
O autor da proposta, deputado Celso Russomano, diz que as novas regras trouxeram ônus ao consumidor que, para ligar os aparelhos que já tem, precisará comprar adaptadores. Russomano alega que apenas a indústria de material elétrico será beneficiada com a mudança, e reclama da falta de uma campanha de esclarecimento sobre o tema.

Antes de ser votado pelo plenário, o projeto será analisado pelas Comissões de Defesa do Consumidor; de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

FONTE: Agência Câmara

Nenhum comentário:

Postar um comentário