Ads 468x60px

Labels

terça-feira, 10 de novembro de 2009

* Novas tomadas já causam problemas a consumidores


A nova tomada já é obrigatória nos imóveis novos e, a partir de janeiro do ano que vem, os aparelhos vendidos no país também terão que mudar e ter plugues compatíveis.


As tomadas e adaptadores novos, que foram adotados como padrão para todo o Brasil, começaram a chegar ao mercado e as reclamações dos consumidores vieram junto.


Que atire o primeiro adaptador quem nunca teve problemas com tomadas e plugues e com aquele monte de fios e pinos diferentes.


Foi a necessidade de botar ordem na bagunça e diminuir o risco de sobrecargas e choques, que a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que é uma entidade privada, criou a nova tomada. Por determinação do Inmetro, órgão do Governo Federal, ela será padrão em todas as casas, empresas, enfim, em todos os imóveis do Brasil.


O formato é sextavado e tem três furinhos. Menores para os aparelhos comuns, de até 10 ampéres e um pouco maiores para aparelhos mais potentes, de 20 ampéres como geladeiras e micro-ondas.


Nas prateleiras das grandes lojas, o antigo modelo universal que há décadas facilitava a vida do brasileiro já praticamente desapareceu. O que está gerando transtornos e prejuízos.


"Tudo muito caro. Em duas tomadas com um adaptador eu vou gastar R$ 20", comentou a aposentada Mara Auerbach.


"Como consumidora eu não vejo sentido nessa troca", questionou a engenheira Erika Tokawa.


Um dos criadores da nova tomada, que só será encontrada no Brasil, diz que por ser mais funda e de três pinos ela comporta o fio terra e é mais segura.


"Posso dizer que é um dos mais seguros do mundo", afirmou o superintendente da ABNT, José Sebastião Viel.


A nova tomada já é obrigatória nos imóveis novos e, a partir de janeiro do ano que vem, os aparelhos vendidos no país também terão que mudar e ter plugues compatíveis.


Na prática a novidade já está mexendo com a vida de muita gente. Quem está mudando para apartamento novo, reformando a casa e comprando eletroeletrônicos já tem pelo menos uma preocupação a mais.


Elaine Rego só descobriu as novas tomada na hora da mudança: "Ai eu falei, meu Deus será que eu vou ter que jogar tudo fora? Acabei comprando os adaptadores, tive que gastar mais, então só o que eu trouxe do outro apartamento tive que adaptar tudo”, contou a dona de casa Elaine Rego.



Um comentário: