Ads 468x60px

Labels

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

* Veja vantagens e desvantagens das compras a prazo

Para não colocar o orçamento em risco, os especialistas recomendam que a soma de todas as dívidas não deve ser maior do que 30% da renda familiar.

O ano de 2009 ficou marcado pelo crescimento do crédito no comércio. E os prazos para pagamento estão cada vez maiores. O repórter Alan Severiano mostra as vantagens e desvantagens desses negócios.

Crédito é sinônimo de confiança. E ela está em alta no Brasil. A oferta de prestações cresce: de 14 para 18, e agora 24 vezes.

Apesar dos juros de 58% ao ano, Agda comprou um fogão que só será quitado no fim de 2011. “Se não fosse em 24 vezes eu não compraria”, disse.

A família de Luciano é adepta do longo prazo. Os móveis do quarto, o som, a televisão. Tudo comprado em pelo menos 18 meses.

Agora, o sonho é ter uma TV de LCD e uma máquina de lavar. “Como a gente está querendo pegar os dois, vai ser em mais de 24 vezes. Como a gente não consegue juntar o dinheiro, a prestação fica muito mais fácil”, disse o tapeceiro, Luciano Gomes Monteiro.

O alongamento dos prazos é como uma varinha de condão. De repente, o que parecia impossível para muitas famílias vira realidade. Num país com tanta sede de consumo como o Brasil, nunca as pessoas fizeram dívidas tão longas quanto agora.

O prazo médio do empréstimo pessoal, que inclui crédito consignado, triplicou nos últimos nove anos: de pouco mais de 6 meses em maio de 2000 para quase 19 meses em outubro.

No comércio, o número de prestações do crediário voltou a subir e já é o maior depois de 2 anos.

No caso de compra de automóveis, o prazo é bem maior, quase 20 vezes a média. Sendo que já existem financiamentos de até 72 meses.

“Nós temos hoje dinheiro disponível pra consumo, dinheiro disponível pras empresas e isso permite que as pessoas assumam mais crédito”, disse o economista Nelson Barrizelli.

E para não botar o orçamento em risco, os especialistas recomendam que a soma de todas as dívidas não deve ser maior do que 30% da renda familiar.

“Eu acho que quanto menor for o prazo, melhor, porque quanto maior o prazo você acaba pagando mais juros embutidos no preço da mercadoria”, disse o economista.

Mesmo podendo parcelar em 2 anos, Sonia preferiu comprar a nova mesa da casa em 6 meses.

FONTE: http://jornalnacional.globo.com/Telejornais/JN/0,,MUL1428606-10406,00-VEJA+VANTAGENS+E+DESVANTAGENS+DAS+COMPRAS+A+PRAZO.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário