Ads 468x60px

Labels

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

* As novas tecnologias para pagar contas

Os microchips acabam de tornar velho um recente símbolo de modernidade: o cartão de crédito. É possível hoje fazer pagamentos com celular, relógio ou com um simples chaveiro.

A delícia do almoço é sair do restaurante pensando só no sabor da comida. Lembrar da fila, pode fazer mal. "Às vezes dá até indigestão", afirma a bancária, Marivane Dellorti.

Você comeu bem, estava tudo muito gostoso, mas, digamos que o momento menos agradável do almoço é sempre a hora de pagar a conta. Isso fica sempre pior quando a gente encontra uma fila muito grande. Pois a nova tecnologia do cartão de crédito promete diminuir esse problema.

Agora é assim. É só passar o cartão em frente a maquininha. Não é preciso esperar a impressão do recibo e assinar. O que antes demorava, em média, 26 segundos, agora acontece em apenas dois.

"Esperar cinco, dez minutos em geral é muito, mas depende da companhia. A vida é muito curta, quatro minutos você faz muita coisa", diz a advogada, Mariana Castelo Branco.

Mas o assunto é sem contato ou 'contactless', em inglês, como foi batizada a tecnologia, já em teste no Brasil. O cartão tem um segundo chip e uma atena. Mal dá pra ver.

O sistema funciona assim: um aparelho, chamado de 'Donggle', emite um campo eletromagnético. Ao se aproximar dele, o chip do cartão é ativado e os dois se comunicam. O 'Donggle' recebe informações criptografadas, como o número do cartão, a data de validade e a assinatura eletrônica.

"O cartão vai ficar sempre na mão do cliente, evitando que o cartão possa ir para alguma máquina que venha possivelmente a clonar o cartão", explica Percival Jatobá, Diretor de Produtos Visa.

A novidade não pára por aí. O chip pode estar, por exemplo, no celular. "É exatamente como se o meu cartão de crédito estivesse já dentro do celular".

Na tela inicial basta abrir o aplicativo de pagamento; escolher a opção permitir cartões; digitar a senha e aproximar o telefone do 'Donggle'. Há apenas um ano, essa novidade era comum do outro lado do mundo. A Conecte foi ao Japão mostrar.

Agora a tecnologia está pronta para ser usada aqui. Conta paga, pé na estrada. O mesmo celular agora chama a condução. A tecnologia no Japão é mais simples e muito conhecida dos adolescentes: 'SMS'. Uma simples mensagem de texto.

"Não precisa ter no carro ou no celular algum dispositivo especial. Tem em qualquer celular, é um torpedo comum, normal", afirma o taxista.

No fim da corrida, basta enviar um torpedo com o código do motorista, a senha do passageiro e o valor a pagar. O SMS vai para a empresa de tecnologia que desenvolveu o sistema. Eletronicamente o SMS se transforma numa ordem de pagamento. Cada corrida pode ser acompanhada pela internet.

"O taxista enxerga suas corridas, o usuário enxerga suas corridas, o passageiro", afirma a gerente comercial da Wappa, Maria Elisa Corbisier. Apenas empresas podem usar o serviço.

Tudo mais prático, mais ágil. Tecnologia de pagamento que dá, em troco, alguns minutos de folga. Nem sempre depois do almoço você precisa ir direto para o trabalho.

Às vezes sobra um tempinho para passear, no Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro, por exemplo. Mas é pouco tempo, não da para ficar esperando muito na fila. Que tal chegar no caixa e pagar simplesmente passando o relógio.

O princípio é o mesmo do 'Contactless'. A diferença é a variedade de opções para o chip que pode estar num chaveirinho, por exemplo. Leve, prático, sem necessidade de senhas. Até por isso, os aparelhinhos tem limite.

"Hoje, com dispositivo que a gente tem na rua, esse limite está em R$ 50, por dia", afirma o Diretor de Pagamentos Avançados da Mastercard, Luiz Guilherme Roncato.

Essa forma de pagamento foi chamada de 'Pay-Pass', traduzindo "pagou, passou". Ela deve estar disponível ao público no ano que vem. Ainda sem prazo definido, vem outra novidade que promete transformar o celular em um caixa eletrônico portátil.

O celular que vai fazer tudo isso, não tem nada de especial. "Os celulares mais básicos, vão poder utilizar a aplicação da mesma forma. Porque a aplicação não está no celular, está no chip do aparelho."

Quando essa função é aberta, no menu do celular, aparecem várias opções. É só escolher uma, informar a transação desejada, senha e pronto. O celular gera um torpedo que vai para a empresa de cartão de crédito. Outro torpedo volta com a confirmação.

O gasto pode ser debitado da conta bancária ou ir para a fatura do cartão de crédito. Para quem não tem nada disso, uma terceira forma está em negociação. Um cartão recarregável parecido com o do celular pré-pago.

Uma forma de atrair público. Afinal, são quatro bilhões de celulares em uso no mundo. Contra um bilhão de contas bancárias abertas. Com tantas funções no telefone, será o fim do dinheiro como conhecemos?

As empresas de cartão de crédito dizem que não. "Existe uma população que acredita, confia e trabalha com cheque. Existe uma população que acredita, confia e trabalha com cartão. Os mais novos vão ter o privilégio de poder utilizar aparelhos muito mais interativos e ter muito mais formas de pagamento", afirma Luiz Guilherme.

Fonte: http://g1.globo.com/jornaldaglobo/0,,MUL1402827-16021,00-AS+NOVAS+TECNOLOGIAS+PARA+PAGAR+CONTAS.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário