Ads 468x60px

Labels

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

* Os maus hábitos dos adolescentes brasileiros


Quem tem filho adolescente ou convive com adolescentes sabe: é grande a diferença entre o que se considera saudável e o que eles gostam.

Suculento e saboroso pode até parecer, mas que não é bom para saúde todo mundo sabe. Afinal os pais batem sempre nessa tecla. "Tem que comer salada, sempre comida saudável. Eu nunca faço isso", diz Ana Clara.

Muito biscoito, refrigerantes, guloseimas fazem parte da dieta quase diária de mais de metade dos adolescentes pesquisados. Atividade física? Exercícios? Tem muito sobe e desce de escadas, mas são rolantes.

Mais de 50% levam vidas sedentárias. Isso uma garotada de 14,15 anos. Mas tem uma atividade física que um terço já pratica: sexo. A pesquisa é um retrato de jovens que cursaram o nono ano do ensino fundamental e é fundamental entender quais são os problemas mais graves da vida deles.

Drogas: quase 9% experimentaram. Cigarros: 24%. O problema maior é outro: "tem mais gente bebendo do que fumando", conta Mariana. 71% dos jovens pesquisados já beberam e 22% deles já ficaram bêbados.

O quanto a vida deles é diferente da vida dos adolescentes de antigamente é difícil de dizer. O importante não é o passado, mas o que se vai fazer com os dados dessa pesquisa a partir de agora.

O que mais falta é informação, educação principalmente na escola. "Droga, sexo eles não tocam, não sei se eles não acham importante, se tem vergonha, eu não entendo", diz Sara.

"A gente tem que informar o adolescente sobre o uso de drogas, sexualidade, educação, uma alimentação saudável, e uma educação para a paz", afirma a médica da Sociedade Brasileira de Pediatria, Evelyn Eisenten.

FONTE: http://g1.globo.com/jornaldaglobo/0,,MUL1421082-16021,00-OS+MAUS+HABITOS+DOS+ADOLESCENTES+BRASILEIROS.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário