Ads 468x60px

Labels

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

* As crises são como dobradiças

Por Ivan Tadeu

Quem não passou por uma crise? Por mais que não gostemos, vivenciamos muitas crises em nossa vida. Cada mudança pode caracterizar uma crise. Segundo o psicanalista Freud, uma das primeiras dê-las é quando nascemos. Pois estávamos protegidos e amparados no ventre materno e de repente, somos retirados do nosso ambiente de conforto e somos obrigados a sobreviver em um mundo totalmente diferente e repleto de dificuldade. Já o filósofo Kierkegaard, entendia que a angustia do ser humano era pré-existencial, ou seja, anterior ao nascimento. Mas independente das linhas de pensamento sobre as crises, dificuldades, angustias, ou nomes variados que possam dar, certo é que precisamos aprender trabalhar melhor com esta realidade.

E cada crise pode assim como uma dobradiça, nos abrir para a vida ou nos fechar para ela. Pode nos abrir aos relacionamentos ou nos retrair. Pode nos amadurecer para vida ou nos prejudicar para ela. As reações são diversas e pessoais, relacionadas com a estrutura pessoal do ser humano. Sabendo disso, nos momentos de confronto com a crise, podemos trabalhar melhor com esta realidade, visando extrair dela algum benefício para a continuidade da vida.
Dr. Jorge Maldonado, em um livro seu, fala de algumas ferramentas para nossa vida pessoal em tempos de crise, e são elas:

A) Reflita sobre o acontecido: o que me aconteceu? Como isso me afetou?
B) Aceite a perda: o que aconteceu, aconteceu! Nada posso fazer para mudar o que passou.
C) Expresse sua dor: encontre alguém com quem possa desabafar (Busque seu Pastor ou um confiável amigo).
D) Dê a você mesmo tempo para sarar: não queira apressar o processo de recuperação(Você é humano).
E) Faça os ajustes necessários para seguir adiante: a vida não parou; vale a pena continuar vivendo!

E lembre-se do que disse o Apostolo Paulo em Romanos 8:3 ”Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou”. Porque quando disse isso, referia-se a experiência de ter passado por diversas tribulações e ter vencido pelo poder e amor que emana de Deus. Por isso, temos a plena segurança de estarmos amparados. Tendo em vista que o mesmo que governa bilhões de planetas, toda a galáxia em sincronia, o eixo da terra, os grandes astros em seus lugares, o limite do mar, a crosta terrestre, nos provê o oxigênio, etc, nos proporcionará harmonia para vivermos bem.

Pense nisso, você vencerá! Você superará! Você testemunhará a vitória recebida por Deus! Pois você é mais que vencedor em Cristo Jesus!

Fonte: http://www.ivantadeu.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário