Ads 468x60px

Labels

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

* Proteja sua saúde, livrando-se dos hábitos que destroem seu organismo pouco a pouco

Evite dormir mal, exagerar no açúcar e outras atitudes carregadas de prejuízos

Hoje, eles parecem não fazer diferença. Mas espere só o tempo passar: alguns hábitos são uma verdadeira bomba silenciosa, com efeito devastador sobre o seu organismo. Deixar de tomar água, dormir mal, fumar, escovar os dentes de qualquer jeito... a lista é grande, e os prejuízos para a sua saúde são maiores ainda!

Então, antes que você se queixe de que não dá mais para consertar, fomos atrás de quem pode oferecer ajuda. Uma equipe caprichada de especialistas faz o alerta: cuide da sua saúde enquanto ela está aí, abundante. É muito mais fácil (e gostoso) do que esperar o surgimento de qualquer problema.Esquecer o fio dental: se você é do tipo que passa a escova só para ficar com hálito de pasta de dentes, cuidado. Uma boa higiene bucal exige o uso de fio, para extrair os resíduos entre um dente e outro.

Acumulada, a sujeira dá origem a cáries e problema na gengiva, levando até à perda dos dentes , afirma o dentista Anderson Bernal, especialista em estética e reabilitação oral. Doenças sérias, principalmente cardiovasculares, podem ser provocadas por uma contaminação dos tecidos com bactérias provenientes de infecções da boca.

Dormir mal: a falta de sono é um veneno para a sua saúde. Ela pode causar irritabilidade, redução do desempenho físico e intelectual, problemas de concentração, queixas de memória e fadiga diz o neurologista Alexandre Machado, do Hospital Santa Paula (SP). A insônia e a fadiga também aumentam significativamente o risco de acidentes domésticos, de trabalho e de trânsito, devido à alteração do estado de alerta e à desatenção . Para o doutor Alexandre Machado, a falta de sono também pode ser atribuída à ingestão de medicamentos ou doenças, mas geralmente está associada a hábitos que precisam ser alterados. Casos mais graves podem ser tratados com medicamento, mas algumas mudanças simples podem restaurar o sono e a saúde .

Exagerar no consumo do açúcar: o açúcar é um alimento rico em calorias, 100 gramas fornecem 398 delas. Uma alimentação com excesso de açúcar está relacionada ao ganho de peso que, por sua vez, está relacionado com o desenvolvimento de diversas doenças como hipertensão, diabetes e doenças cardiovasculares , afirma a chefe da equipe nutricional do Minha Vida, Roberta Stella. Assim, para prevenir essas doenças, é importante ter uma alimentação adequada, controlando a ingestão de açúcar de qualquer tipo (refinado, mascavo ou demerara).

Viver com estresse: quem passa os dias a ponto de explodir precisa dar um jeito de mudar. Este estado de ânimo causa um colapso na saúde mental e física. Com o tempo, a dificuldade de concentração é seguida pela falta de memória e qualidade de vida deixa de ser um conceito presente na sua rotina. No caso das mulheres, os hormônios liberados pelo estresse chegam até a dificultar a gravidez. O excesso de cortisol ainda participa do desenvolvimento de hipertensão e arterosclerose , afirma o cardiologista Otávio Gebara, do Hospital Santa Paula.

Fumar: os prejuízos de um cigarro, por dia, são catastróficos. A falta de viço na pele, o comprometimento da função pulmonar e até do raciocínio são más notícias conhecidas por muita gente. A novidade fica por conta dos recentes estudos, relacionando o tabaco aos problemas de visão. Catarata, glaucoma e degeneração macular relacionada à idade encontram no tabaco um dos piores fatores de risco , diz o oftalmologista Renato Neves, diretor do Hospital de Olhos Eye Care, em São Paulo. Mesmo quem parou de fumar há quinze ou vinte anos apresenta mais chances de sofrer de doenças oculares. O cigarro empobrece a circulação sangüínea na retina. Além disso, reduz a quantidade de antioxidantes presentes no sangue, favorecendo o aparecimento doenças. Vale lembrar que fumantes passivos não estão livres desses riscos de perda de visão na terceira idade , afirma o especialista.

Não tomar água: a água é importante para deixar o nosso organismo hidratado. Uma boa hidratação fará a lubrificação das articulações e dos olhos, eliminação de resíduos e toxinas do organismo, equilíbrio adequado de substâncias no corpo, entre outras funções , afirma Roberta Stella. Dois litros diários é o mínimo que seu organismo exige para trabalhar adequadamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário