Ads 468x60px

Labels

sábado, 31 de outubro de 2009

* Conhecimento é como um litro de leite

Ângela Oliveira

"Na sua carreira o conhecimento é como um litro de leite, ele tem prazo de validade impresso na embalagem. O prazo de validade de um diploma universitário é de menos de dois anos. Portanto, se você não substituir tudo o que sabe a cada três anos, sua carreira irá deteriorar-se exatamente como aquele litro de leite" (Meister). Um novo momento bate a nossa porta, nada é permanente, nem mesmo o conhecimento. As mudanças são frequentes e profundas e exigem respostas ágeis e um novo profissional.

Se olharmos num passado distante, os países em destaque eram os possuidores da Terra através da colonização, um pouco mais a frente e com o advento da Revolução Industrial a máquina passa a ser a grande riqueza. Hoje, início do Século XXI, destacam-se a tecnologia e as convergências que advém do conhecimento. E como o conhecimento é uma produção humana e pertence às pessoas, estas são e serão o grande diferencial deste período.

Esse novo momento exige profundas mudanças estruturais, culturais e essencialmente na mentalidade das pessoas e das organizações. É preciso estimular um pensamento mais reflexivo, crítico e estratégico. É necessário ter uma postura voltada à aprendizagem de forma continuada. Já que o cerne do aprendizado está em potencializar a busca do conhecimento, a capacidade de aprender a aprender.

Mas, as pessoas só se dispõem a aprender algo quando estão mobilizadas, envolvidas por um motivo e quando percebem que este comportamento trará benefícios para si. Portanto, é preciso que a introdução do novo desperte a motivação, de modo que promova o desprendimento do habitual e rotineiro para a entrega ao novo, o que significa desaprender velhos conceitos para incorporar um novo.

Essas mudanças não são rápidas, visto que carregamos muitas crenças enraizadas ao longo da vida. Mudar pede a imposição de uma ação, a saída da posição de inércia e um esforço de adaptação. Exige um processo de exploração continuada do conhecimento para então conceber e inovar. As pessoas devem libertar-se dos paradigmas que limita as novas ideias. Deve buscar a criatividade e a liberdade para errar. Deve haver um maior comprometimento com a qualidade, desde o primeiro momento.

Numa era de mudanças e incertezas como a atual, fruto de uma globalização que acabou com a segurança, onde as relações trabalhistas não estão mais sob os pilares da estabilidade e as pessoas passam a ter mais importância nos resultados organizacionais. Exige dos profissionais uma constante reciclagem e a busca do autodesenvolvimento de forma que se possa superar o prazo de validade estampado na embalagem, assim como o litro de leite. Fica aqui um convite: avalie o seu prazo de validade e certifique se sua carreira irá deteriorar exatamente como aquele litro de leite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário