Ads 468x60px

Labels

terça-feira, 27 de outubro de 2009

* Chegada do inverno alerta EUA para nova gripe

Nos Estados Unidos, as temperaturas em queda, no outono, puseram cidadãos e autoridades em alerta contra a gripe H1N1. O correspondente Rodrigo Bocardi mostra a preocupação com a vacina, por lá.
Debaixo de chuva intensa ou de sol forte, são longas as filas de crianças, adultos e idosos atrás de uma vacina para se proteger da gripe suína. E poucos se dão bem.
"Por favor, voltem em novembro, voltem em novembro", implora a enfermeira.
"É frustrante, mas o que fazer?”, lamenta a senhora.
O inverno está chegando e nada de aparecer a vacina contra a gripe suína. O governo americano prometeu distribuir 160 milhões de doses em outubro. Mas o mês está acabando e até agora só apareceram 28 milhões de vacinas. Isso significa menos de 10% da população dos Estados Unidos.
O argumento para o atraso na entrega é que vírus tem se multiplicado mais lentamente do que se esperava nos laboratórios. E é o próprio vírus, cultivado em ovos de galinha, que serve como matéria-prima para fabricar a vacina.
"O cultivo, que é feito dentro do ovo tem o seu tempo. Não adianta querer fazer mais rápido que isso, infelizmente", explicou o clínico geral Albert Levy.
Por enquanto, no país que declarou emergência nacional por causa da gripe suína, o que se recomenda é uma dose de paciência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário