Ads 468x60px

Labels

quinta-feira, 13 de março de 2008

* ESTUDO – O Centurião Romano - Um Exemplo de fé, humildade, e amor ao próximo.


Foi em Cafarnaum, situada nas margens do lago de Genesaré, que tudo aconteceu. O nome Cafarnaum é caphar, que designa aldeia, o que nos leva a crer que deveria ser um pequeno burgo a moda antiga, diferentes das cidades construídas à moda romana, como Tiberíades.

Era uma cidade sem passado, que em nada participara do movimento profano propiciado pela dinastia. Foi essa cidade que Jesus elegeu como sua segunda pátria. Dali organizou uma série de missões para as imediações.

Em Cafarnaum, havia pois um centurião, designação conferida ao chefe de uma companhia sobre o comando de cem homens.

Historiadores sugerem um nome a esse chefe enérgico, digno e justo: Marcus Lucius, Filho de um oleiro e muito conhecido em Roma.

Marcus Lucius deixara a vida civil e se alistara nas poderosas legiões romanas.
Correto, disciplinado e valente como todo soldado. Fez carreira alcançando o posto de Centurião.
Nessa condição, fora mandado servir na Judéia e se encontrava em Cafarnaum como chefe das tropas.

Marcus Lucius, representava o poder de roma, o poder de Tiberius, Claudius, Nero César.

Porque estava sozinho, distante de casa, da esposa e dos filhos que haviam ficado em Roma, tinha em seu poder um servo, era um mendigo que encontrara na estrada e levou como seu servo.
Entre os romanos, o valor nenhum tinha um servo.Se morresse, era logo substituído por outro. Afinal, entre os romanos, era direito tomar outro homem a seu serviço.
No entanto, o centurião era um homem diferente, e quando adoeceu seu servo, tornou-e de compaixão a ele. Levantava-se pela madrugada e o ia ver. Ao perceber que a febre alta o devorava, uma noite, percebendo o servo a delirar, parecendo viver ultimas derradeiras horas de vida, o bom centurião, ouviu a falar de Rabi, Jesus que andava pela Judéia.
Rogou-lhes a Jesus: não sou digno que entres em minha casa, mas diga uma só palavra e meu servo será Curado.
Jesus respondeu ao centurião: em verdade vos digo que jamais encontrei tamanha fé. Vai-te, retorna a tua casa, faça-se contigo, assim como crestes.

Um comentário:

  1. muito bom anime-me cada vez mais na palavra, está cada vez mais perto de Deus,obrigado me ajudou, DEUS o(s) abençoe muito.

    ResponderExcluir