Ads 468x60px

Labels

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Ginástica Laboral


Título: Ginástica Laboral
Autor: Angela Cristiane Toazza
Email: aluimm@proserv.com.br
Tema: treinamento
Adicionado em: 02/04/2005
Atualmente em nossa sociedade, tudo requer uma organização e estrutura que valorizem o ser humano como um todo. No mundo do trabalho isso se evidencia, onde a produtividade e êxito são sinônimos de bem estar de todo trabalhador. Neste sentido, muito se tem investido, tanto em equipamentos como no preparo físico e psicológico dos funcionários.

Nesta perspectiva, surgiu a ginástica laboral. Concebida como um método utilizado nas empresas, de pouca duração, com prática de movimentos de alongamentos e relaxamento, é de grande valor no desempenho das ocupações dos funcionários, com mais empenho e eficiência.

A ginástica laboral interfere de forma extremamente positiva para os trabalhadores, tanto individual quanto no coletivamente no processo geral da empresa. Designado para orientar esta ginástica, pela sua formação, o profissional de Educação Física tem em suas mãos uma oportunidade a mais de emprego e uma grande responsabilidade em dosar as atividades, na prática da mesma. Ele deve propor exercícios que não sobrecarreguem os funcionários, passando simplesmente leveza, bem estar e integração entre os mesmos.

Por mais que a ginástica laboral possa ser variada, os exercícios são movimentos básicos e fáceis de fazer. Podemos então citar para que serve o alongamento, aquecimento, fortalecimento, atividades lúdicas e alongamento global:

1. O Alongamento antes do início do trabalho favorece a soltura, melhora a elasticidade muscular e propicia a lubrificação das articulações, evitando lesões.

2. O Aquecimento antes do início do trabalho promove a elevação da temperatura corporal, aumentando a irrigação sanguínea, preparando os músculos e as articulações para o esforço, além de aumentar o estado de prontidão.

3. O Fortalecimento promove o aumento da resistência dos músculos e articulações, mantendo o aparelho locomotor elástico e as articulações flexíveis.

4. As Atividades lúdicas por meio de brincadeiras, proporcionam momentos de descontração e relaxamento, favorecendo o espírito de colaboração e o entrosamento do grupo, melhorando desta forma a letação interpessoal durante a jornada de trabalho.

5. O Alongamento global, após o trabalho, visa relaxar e distensionar todos os segmentos musculares que estiverem sob esforço e descomprimir às vértebras que sofreram ação da gravidade de pressão por sobrecargas no trabalho. Segundo POLITO e BERGAMASCHI (2002), estes são:

exercícios diários realizados no local de trabalho, durante a jornada, que visam atuar na prevenção de lesões ocasionadas pelo trabalho, normalizar as funções corporais e proporcionar aos funcionários um momento de descontração e sociabilização durante a jornada (p. 29).

Sabe-se que como seres humanos possuímos movimentos globais que precisam ser exercitados constantemente e, em virtude das circunstâncias, estão sendo limitados. Com isso, nosso corpo pode sofrer desgastes irreversíveis, os quais podem ser prevenidos com a ginástica laboral.

Segundo Souza a ginástica laboral promove adaptações fisiológicas, físicas e psíquicas, por meio de exercícios. Assim sendo, pode-se através dela, trabalhar a reeducação postural, aliviando o estresse, diminuindo o sedentarismo, aumentando o ânimo, promovendo saúde, prevenindo lesões e doenças por traumas cumulativos como a LER (Lesão por Esforço Repetitivo) e os DORT (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho) e também diminuindo a fadiga. Segundo esse raciocínio, Oliveira (2002) afirma que a ginástica laboral tem muita importância na melhoria das condições de trabalho, preparando os participantes de forma biopsicosocial, reduzindo acidentes no trabalho e auxiliando o aumento da produtividade com qualidade (p. 39).

Pode-se concluir que, a ginástica laboral é indispensável a qualquer trabalhador, promovendo-o de forma global. É simples, rápida e muito benéfica a todo ser humano, independente da função que desempenha.

Fonte: http://www.fisiculturismo.com.br/artigo.php?id=199

Nenhum comentário:

Postar um comentário