Ads 468x60px

Labels

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

* Alta nos alimentos afeta preço dos aluguéis


Cada vez que o preço do feijão e do arroz aumenta ou diminui, essa oscilação se reflete no Índice de Preços ao Consumidor, que acaba fazendo o brasileiro pagar mais ou menos pelo aluguel do lugar onde mora.

Este ano, o IGP-M já acumula 8,98%, quase o dobro do índice oficial da inflação. O administrador Flavio Cristiano de Farias, que aluga uma casa há 15 anos, sente no bolso cada vez que o reajuste vem com essa força. “Esse aumento que vai ter agora parece que vai ser de 10%, que eles estão querendo fazer pro ano que vem. Não consigo acompanhar, não consigo entender como pode isso acontecer”, diz.

Talvez um dos fatores mais surpreendentes que interferem no preço do aluguel seja a alimentação. Porque, cada vez que o preço do feijão, do arroz e do tomate aumenta ou diminui, essa oscilação se reflete no Índice de Preços ao Consumidor, que acaba fazendo o brasileiro pagar mais ou menos pelo aluguel do lugar onde mora.

É que os preços de produtos vendidos no atacado (60%) e ao consumidor (30%), assim como os da construção civil (10%), formam diretamente o índice geral de preços. Como os alimentos têm um peso grande no IGP-M, qualquer alteração de preço pode fazer com que os aluguéis também subam.

“No início do ano, os preços agrícolas no atacado e no varejo sofreram muito com o clima, com chuvas muito fortes, dispararam, e o IGP subiu. Depois ele teve um período em maio, junho, julho e agosto, onde ele variou pouco, e agora está tendo um novo impacto do clima, agora pelo lado da seca”, diz o economista da PUC-RJ Luiz Cunha.

FONTE: http://g1.globo.com/jornal-da-globo/noticia/2010/10/alta-de-alimentos-afeta-preco-dos-alugueis.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário