Ads 468x60px

Labels

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Convenção fala sobre o poder da religião dentro das penitenciárias

Reunião realizada nesta quinta-feira(4) pôs em discussão assuntos a serem abordados na 1ª Convenção de Atuação das Religiões no Sistema Penitenciário. O encontro foi mediado pela coordenadora do Patronato de Três Lagoas, Maria José da Paz Matos, que intermedia a ação das agremiações religiosas nas penitenciárias.

ConvençãoA Convenção, aberta à população, acontece no salão de convenções da Câmara Municipal, no dia 23 de junho – das 8 às 17 horas. A coordenadora do Patronato pediu para que os representantes de cada religião convidem todos os voluntários do projeto e membros das igrejas para participar da convenção.

A exibição de um vídeo marca o início dos trabalhos na convenção. Todas as religiões terão 15 minutos para se apresentar e falar sobre seus trabalhos nas penitenciárias, a fim de divulgar seus trabalhos e mostrar a contribuição de cada um.
Na convenção, os trabalhos de todas as religiões serão avaliados, com o objetivo de apontar o que é possível melhorar. Por isso, Maria José pede para que cada representante de religião faça uma auto-análise até o dia da convenção, que possibilite o aprimoramento do trabalho.

Propostas
Todas as religiões estão de acordo que é necessário haver um espaço para o tratamento dos internos e ex-internos usuários de drogas. O trabalho desenvolvido pela Igreja Peniel (Desafio Jovem Peniel) foi lembrado. Há apoio à ação por parte de todas as igrejas – que temem, no entanto, que a Peniel não consiga atingir essa meta sozinha.

Por isso, Maria José convidou as autoridades a comparecerem à reunião, para debater as questões estruturais da proposta – mas ninguém compareceu, à exceção dos religiosos.

Os representantes de cada religião afirmaram que, se tivessem espaço e suporte financeiro suficientes, em pouco tempo conseguiriam recrutar voluntários para os trabalhos. Da mesma forma com que fazem as visitas juntos, sem distinção entre os credos, todos apontaram o trabalho em parceria entre as religiões como sendo a melhor saída.

Com as reformas no presídio masculino Semi-Aberto, ele deixa de ser Semi-Aberto (onde os internos apenas passam a noite) e passa a ser Semi-Aberto fechado (devem permanecer no presídio o dia todo, sendo liberados aos finais de semana). Por isso, a intensificação dos trabalhos religiosos também esteve na pauta de propostas – para evitar atritos dentro da unidade.
Segundo José Rodrigues, diretor do Conselho da Comunidade, algumas “regalias” que os internos tinham devido à falta de infra-estrutura no presídio Semi-Aberto devem acabar. Após a reforma, os internos serão fiscalizados e será ainda mais importante o trabalho dos religiosos. “Um interno fechado torna-se perigoso porque fica tenso com a ansiedade da espera pela liberdade. Com o trabalho dos religiosos, eles ficam mais calmos”, explica.

Trabalho
Outra proposta a ser levada à convenção trata da inserção dos ex-internos no mercado de trabalho – que ainda é muito difícil, por conta do preconceito ainda existente contra quem já cumpriu pena. A pastora Michelle Fabiola Pessoto Dolo, da Igreja Nazareno, ficará responsável por convidar empresários locais à convenção para discutir a criação de uma associação com objetivo de viabilizar empregos para ex-internos. Todos, porém, se dispuseram a convidar comerciantes para que participem do projeto e percebam que este é um trabalho voluntário sistemático – e que, embora pequeno, tem surtido resultados. Por isso mesmo, precisa de apoio.
Para Nelson João Zambelli, do Centro Espírita José Xavier, a participação de todos é fundamental. “Todos nós temos a responsabilidade de olhar por esses irmãos desorientados. Isso não é apenas um trabalho religioso, mas sim um trabalho social. Se não dermos trabalho para o ex-interno, como daremos suporte? Ele precisa de trabalho, senão, volta a ser bandido”.

Fonte: A Tribuna / Gospel+

Seminário Teológico prepara pastores para enfrentar crise

O Seminário Teológico Batista de Manágua superou este ano a expectativa média de matricula, ao matricular 340 alunos em suas diversas modalidades. O número surpreende em meio à crise global econômica, social, política e religiosa.

“Isso é alentador, porque ainda há muitos jovens, homens e mulheres dispostos a se preparar para servir ao reino de Jesus Cristo”, disse o reitor, reverendo Walt Morgan.
Este ano, acrescentou, a instituição termina a reforma do currículo acadêmico, “porque nesta crise devemos dar novas ferramentas aos estudantes para que, formados, saibam enfrentar o contexto de pobreza e crise de valores onde vão trabalhar”.

Por causa da crise, o Seminário alterou os horários de aula, introduzindo-as aos sábados, complementadas por conferências.

Também qualificou como um sucesso o plano de estudos para um bom grupo de estudantes de teologia da costa caribenha, membros da Igreja Anglicana da Nicarágua, que vem à capital por uma semana ao mês para participar de aulas.
A preparação dos futuros bacharéis em teologia dura cinco anos, e o título é reconhecido pelo Conselho Nacional de Universidades (CNU) mediante convênio assinado entre o Seminário e a Universidade Politécnica da Nicarágua.

Fonte: ALC / Gospel+

Cantora lésbica quer montar banda gospel com cantora fenômeno da internet

Beth Ditto, vocalista lésbica da banda The Gossip, quer convidar a cantora Susan Boyle, vice-campeã do “Britain’s Got Talent”, programa de caça talentos inglês, para fazer parte de um grupo gospel chamado The Priests, informou o tabloide ”The Sun”. Segundo a roqueira, a ideia é formar “o primeiro supergrupo gospel do mundo”.

Beth também revelou ao jornal britânico que está sensibilizada com a crise de Boyle desde que ela perdeu a final do programa. “Eu acho horrível que as pessoas estejam fazendo piada dela. Susan quer apenas amar Jesus e cantar”, disse a moça que pretende salvar Susan “dessa tragédia”. Boyle continua internada na clínica Priory, em Londres, após sofrer esgotamento físico e mental.

Um “super grupo” ou “super banda” é a reunião de artistas famosos para formar um novo grupo musical, mesmo que por um breve periodo de tempo. No meio gospel/cristão já foram formados vários “super grupos”, exemplos mais famosos são o Hillsong e Hillsong United, que outrora era formado por artistas famosos do meio cristã mundial e alunos e ex alunos da escola de louvor da Hillsong Church; outro super grupo é o recem lançado CompassionArt que conta com grandes nomes da música cristã mundial como Paul Baloche, Stu G, Israel Houghton, Matt Redman, Martin Smith (Delirious?), Chris Tomlin, Steven Curtis Chapman, Tim Hughes, Darlene Zschech (Hillsong), Michael W. Smith e outros. No Brasil o super grupo mais conhecido é o Voices, formado por artistas da gravadora MK. Todos os citados confessam diariamente ter fé cristã e não serem homossexuais. Toda a renda arrecadada pelo CompassionArt vai para a ajuda humanitária na África.

Adaptado de: A Capa / Gospel+