Ads 468x60px

Labels

segunda-feira, 26 de maio de 2008

* ESTUDO - O Significado Bíblico de Ensino e Aprendizagem

O livro de Deuteronômio foi escrito por Moisés após a peregrinação no deserto. A primeira geração tinha morrido, e agora uma geração nova, cuja maior parte não tinha lembrança da primeira páscoa, da travessia do Mar Vermelho, nem da lei do monte Sinai iria tomar posse da terra prometida. Moisés então repete o relato da história recente de Israel, e escreve novamente a aliança de Deus, os dez mandamentos, as promessas de benção e maldição, para que o livro fosse lido para o povo. Era um documento da aliança de Deus com o homem. Logo após narrar a história de Israel, ele coloca os dez mandamentos, e logo a seguir o trecho das escrituras que transcrevemos abaixo. Este trecho das escrituras era um daqueles que eram escritos em pergaminhos, e colocados em caixinhas que eram amarrados nos braços e colocado na testa pelos escribas e fariseus, num cumprimento literal do mandamento. Mas na verdade o mandamento era para ser praticado, e não apenas usado como amuleto ou "vestido". Deuteronômio 6:4-9 :

[4] Ouve, Israel, o SENHOR, nosso Deus, é o único SENHOR.

[5] Amarás, pois, o SENHOR, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda atua força.

[6] Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração;

[7] tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te.

[8] Também as atarás como sinal na tua mão, e te serão por frontal entre os olhos.

[9] E as escreverás nos umbrais de tua casa e nas tuas portas.

Podemos observar que em primeiro lugar a Bíblia nos diz para reconhecermos Deus como o único Senhor, e adorá-lo com todas as forças do espírito, alma (mente) e corpo. Como uma atitude seguinte segue-se a obediência a este Senhor, guardando a Sua Palavra em nosso coração (v.6). Estas "palavras que hoje te ordeno" que nos versículos anteriores incluíam os dez mandamentos, e a aliança de Deus com o homem, deveram primeiramente estar dentro dos corações dos pais, para que então pudessem ser ministradas aos filhos. Não se pode dar algo que não se tenha recebido primeiro, e tudo que é bom vem do Pai da luzes. Estas palavras deveriam ser inculcadas aos filhos, assentado em casa, andando, deitando, levantando. Inculcar nos dicionários da língua portuguesa significa repetir muitas vezes para imprimir no espírito (Aurélio, Michaelis). A palavra hebraica traduzida aqui por inculcar (ou ensinar, intimar) é LAMAD, e é uma palavra de grande abrangência, e representa muito bem o processo de ensino e aprendizagem que Deus estabeleceu para os país e filhos.

Lamad, traduzida por inculcar, pode ser definida como:

1. "Cortar" a mente; é a idéia de uma navalha afiada formando um canal (sulco) na mente e produzindo por meio desta incisão um padrão de pensamento.

2. Formar um estilo de vida, ou uma maneira de viver.

Temos aqui portanto dois aspectos: o aspecto interno, relacionado com o ensinar, que é o "cortar", marcar, criar um caminho que produz padrões e estruturas de pensamento, e o aspecto externo, a conseqüência disto, que nos fala da aprendizagem, que é um estilo de vida, ou uma maneira de viver.

Temos que considerar que a mente da criança, em sua formação natural, desde o seu nascimento, deixada por si só, irá produzir padrões de pensamento pecaminosos. Basta observar que não é necessário ensinar uma criança a mentir ou desobedecer.

Para que ensinemos uma criança biblicamente temos que cortar estes padrões de pensamento errados, e redirecioná-los. E isto tem qual o propósito? Produzir uma mudança no estilo de vida, uma mudança no caráter. A ferramenta adequada para cortar, e produzir este estilo de vida é a palavra de Deus. A palavra de Deus é como uma espada (Hb 4:12 "Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração."), que corta os padrões errados e estabelece novos, Ela é o poder de Deus para renovar as mentes, para produzir um novo caminho, e padrões de pensamentos corretos, que irão produzir vida abundante, saúde, alegria, satisfação, frutos, etc.

Desta forma vemos que a palavra de Deus define ensinar e aprender com um propósito: FORMAR UMA VIDA. Trata-se de ensinar a viver, é discipulado. Estamos preocupados em formar discípulos, não acadêmicos que apenas tiram boas notas, passam de ano e ser bem informados. Trata-se de formar um estilo de vida, estabelecer uma maneira de viver, edificar um caráter, que vai produzir algo útil, que vai ser próspero, abençoar a outros e glorificar a Deus.

Vamos examinar também a definição da palavra EDUCAR, segundo o dicionário cristão Webster 1828. Segundo Webster educar é toda a série de instruções e disciplinas com o objetivo de:

1. iluminar o entendimento;

2. corrigir o temperamento;

3. formar as maneiras e hábitos da juventude;

4. e prepará-los para serem úteis no futuro, cumprindo o seu chamado na vida.

Vemos aqui novamente o processo ensinar-aprender. Ilumina o entendimento e corrige o temperamento (interno) para formar um estilo de vida que seja útil, próspero, e cumpra com o propósito de Deus (externo).

terça-feira, 20 de maio de 2008

* ESTUDO - Para onde nós iremos ...

“Para quem iremos Senhor? Se tu tens as palavras de vida eterna; e nós temos crido e conhecido que tu és o Santo de Deus.” (Jo 6.60). O afoito discípulo Pedro demonstra estar consciente e seguro de que estava diante daquele que era a expressão visível e real de Deus.
Certa ocasião, sem hesitar, Simão Pedro já havia exposto publicamente a excelência do ministério do Nazareno: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.” (Mt 16.16). Jesus é o Messias! Se, por um lado, o discurso aponta à concretização da maior promessa feita ao homem, por outro, a narrativa inclui a mais sublime oportunidade que o ser humano pode ter enquanto existir. Logrando os louros da singular revelação, ao afirmar pela fé, Pedro é tido como um bem-aventurado (Mt 16.17). Na moldura da história, Deus edifica sua habitação – a Igreja – firmada na solidez da Rocha dos Séculos.
Àquele a quem muito é dado, muito será exigido. Àquele a quem muito se confia, muito mais lhe pedirão conta (Lc 12:48). Por ordem imperiosa, dada a grandeza da revelação, Simão delibera conduzir sua alma a um meticuloso momento de reflexão junto ao Salvador. Jesus não ilude seus seguidores, nem propõe, a quem quer que seja, ser a vida de um discípulo um eterno mar de rosas. Ao contrário, por ser claro o seu discurso, muitos dos seus já não O acompanhavam mais (Jo 6.66).
Ninguém que, tendo posto a mão no arado, olha para trás é apto ao reino de Deus (Lc 9.62). A pergunta incisiva de Jesus fere a consciência daqueles que não se dispõem a enfrentar os desafios e a realidade em servi-Lo e segui-Lo. “Vós não quereis ir embora também?” (Jo 6.67)
Num mundo de tantas aflições e de tantos desafios, lançamos o olhar para o que vaticinou Isaías, o profeta messiânico: Resta um repouso para o povo que se chama pelo seu nome. O profeta quis dizer que há uma luz esperançosa no final do túnel de tribulações, um alívio oportuno e um convite ao descanso aos sobrecarregados.
Um doce e paterno olhar contempla a trajetória e as obras dos filhos de Deus sobre a terra. Os olhos do Senhor estão sobre os justos e fiéis homens que Ele escolheu para o Seu louvor. Dos altos céus, Deus contempla a existência da sua obra-prima. Deus percebe que o homem caminha a passos largos em direção à eternidade. Mas, no caminho, ele carrega as marcas do pecado, herança do primeiro casal. Não fosse o sangue de Cristo a ocultar a nossa mancha, estaríamos todos perdidos eternamente.
Do Seu trono, Deus observa o empenho daqueles que, ouvindo a Sua voz, doaram as suas vidas para conduzir tantos outros à verdade. O Senhor tem escolhido homens para se tornarem a sua voz num mundo condenado pela corrupção. Corresponder a essa escolha é, sem dúvida, um grande desafio.
Assim, obediente ao chamado, viveu o Pr. Eloi Rocha de Andrade. Impelido pelo amor em servir, não teve por preciosa a sua vida, antes tudo entregou nas mãos daquele que zela e é fiel. Tombou como herói, combatendo o bom combate da fé. Os que querem obedecer e servir a Deus precisam saber que terão uma vida de sofrimento. Essa frase, ao que parece, era um princípio do qual o Pr. Elói não podia se desvencilhar. Parece um contra-senso: o que deveria ser apenas privilégio ou regalia, servir a Deus implica sofrer. Pr. Elói demonstrou, ao longo da sua existência, que servir verdadeiramente a Deus é sofrer pelo próximo. É gastar a vida para ver um pecador arrependido!
Pr. Elói Rocha, agora, descansa das suas obras. Ele deixa entre nós a luz do seu exemplo. Foi um verdadeiro pastor que vivia entre as ovelhas. Estava sempre preocupado com o bem-estar do rebanho, procurando proporcionar-lhe o verdadeiro pasto verdejante.
De tantos momentos felizes, permanecem conosco muitas lembranças: O hino 58 da harpa cristã, cantado por ele em lágrimas, nas vigílias, quando recitava o verso “não temas, contigo eu sempre estarei”; as campanhas de oração pela manhã; as construções dos templos para abrigar os irmãos; os cultos de Santa Ceia, quando ele sempre trazia uma mensagem de conforto e de esperança para a igreja; o conselho amigo e fiel e a orientação segura os seus obreiros...
A Assembléia de Deus perdeu um dos seus grandes mestres. Mas o que nos consola é saber que, assim como o apóstolo Paulo, o Pr. Elói combateu o bom combate, guardou a fé e aguarda a promessa da ressurreição.
A igreja em Santa Maria deve continuar servindo a Deus com alegria. A obra de Deus não pode parar! Nas suas últimas palavras, o Pr. Elói, mesmo em meio à dor física, recomendou: cada um no seu lugar desincumbindo a sua missão. Prossigamos, irmãos, ...
“Breve, no céu, Jesus há de aparecer, em gloriosa luz...”

Fonte: http://www.adsantamaria.org.br/

* NOTICIAS - Piores notas, maiores verbas

Cidades que estão no fim do ranking do ensino básico firmam convênio e recebem auxílio para melhorar o desempenho.
Vinte e três prefeitos paranaenses puseram ontem sua assinatura em um documento esperando que isso possa tirar os municípios que governam do fim da fila da educação brasileira. Eles representam as cidades que tiveram as piores notas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) no estado e que, por isso mesmo, são considerados prioritários pelo Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). No total, 1.242 prefeituras de todo o Brasil assinaram o mesmo convênio.
O Encontro de Prefeitos ocorreu em Brasília um ano após o lançamento do PDE – e um mês antes de os alunos de todo o Brasil verem divulgadas as notas do Ideb 2008, que mostrará se os municípios evoluíram ou não de 2007 para cá. Nesse intervalo, algumas cidades do Paraná já receberam auxílio do governo por terem aderido ao plano. É o caso de Campina da Lagoa, na região de Campo Mourão. A cidade tem três escolas. Com o PDE, vai receber mais uma, no valor de R$ 700 mil. Campina Grande do Sul, na região metropolitana, receberá um Centro Municipal de Educação Infantil no valor de R$ 950 mil para 200 crianças. “Há 180 crianças na fila de espera. Vamos poder atender todas. Para nós, é uma alegria”, afirmou a prefeita, Nelise Dalprá.
Nem todos os municípios fazem parte do PDE até agora, no entanto. Hoje, dos 5.445 municípios brasileiros, 118 ainda não aderiram ao Plano de Metas Compromisso Todos Pela Educação – primeiro passo para entrar no PDE e para que estados e municípios recebam recursos e assistência técnica de 40 tipos de ações. No Paraná, dos 399 municípios, apenas dez não assinaram o compromisso. “Nós vamos buscar, nem que seja em casa, os 118 prefeitos que faltam, porque o que está em jogo não é o partido político, mas o futuro da nação”, afirmou o ministro da educação, Fernando Haddad.
Pelo termo de adesão, o prefeito fica comprometido a colocar em prática em sua rede de ensino 28 diretrizes definidas pelo MEC. Entre elas: garantir que as crianças sejam alfabetizadas até os oito anos de idade e a definição de regras claras, baseadas no mérito e na representação, para a nomeação de diretores e gestores escolares.
Reserva do Iguaçu, por exemplo, está implantando algumas das reformas. Com nota 2,8, o município, que fica na região de Guarapuava, é considerado prioritário. No fim do ano passado, aderiu ao PDE. Entre as ações previstas para a cidade pelo programa, segundo o prefeito, Sebastião Caldas de Campos, estão eleição direta para dirigentes e criação do conselho municipal de educação com pessoas da comunidade. Ontem, a prefeitura aderiu também ao programa Caminhos da Escola. “Transporte é um dos meus principais problemas”, afirma.
Carências
Os municípios que aderiram ao PDE tiveram de fazer um diagnóstico e elaborar um Plano de Ações Articuladas (PAR), mostrando efetivamente quais são as carências locais – os municípios prioritários receberam suporte do MEC para tal. Em todo o país, 2.821 municípios já elaboraram o seu PAR. Destes, 117 são paranaenses. “Estamos trabalhando de forma articulada. Sozinho, o MEC não poderia fazer 4 mil planos”, disse a secretária de educação básica do MEC, Maria do Pilar Lacerda Pilar.
Com o PAR em mãos, parte deles assinou ontem o termo de cooperação técnica e outros relacionados ao PDE, prevendo, por exemplo, reestruturação e aquisição de equipamentos para a educação infantil, financiamento para a compra de ônibus novos para o transporte de estudantes que moram em áreas rurais, contratos de financiamento com o BNDES e para adquirir ônibus com recursos próprios. De acordo com o ministro da educação, Fernando Haddad, os municípios que já elaboram o PAR, mas não assinaram o termo ontem, serão atendidos nos próximos 12 meses. No total, todos os termos assinados ontem somam R$ 3 bilhões.
Ontem, foram anunciadas também outras ações desenvolvidas para os municípios considerados prioritários, como formação de professores e gestores, implantação de laboratórios de informática, conexão banda larga nas escolas, ferramentas de planejamento para escolas e secretarias, ações de melhoria da gestão educacional e das práticas pedagógicas, recursos pedagógicos e materiais didáticos.
Durante o evento, o ministro da Educação ressaltou a importância de que a mudança de gestão nos municípios com as próximas eleições não atrapalhe as metas definidas. “Temos preocupação particular com a mudança de gestão. Antes, ela trazia conseqüências desastrosas. Por isso, o PDE tem plano plurianuais, para não ficarmos ao sabor da política. O rumo está traçado até 2022”, afirmou Haddad, referindo-se à meta do MEC de elevar o Ideb brasileiro para 6,0 até a data de comemoração do segundo centenário da Independência do Brasil.

sexta-feira, 16 de maio de 2008

*Mundo - Casamento Gay adotado também na Califórnia

Marlon Cesar
Nada de proibição para os casamentos Homossexuais na Califórnia. A Suprema Corte concluiu com 4 votos x 3 que a legislação estadual estava indo contra os direitos garantidos pela constituição. Em 2000 o Estado aprovou a lei que considerava laço matrimonial a junção de um homem com uma mulher, porém as exceções surgiram com o prefeito de São Francisco Gavin Newson, que quatro anos mais tarde concedeu algumas licenças para casamentos de pessoas com o mesmo sexo. Hoje os “anti-homossexuais” advertem que entrarão com pedido de contestação e a lei será decidida em Plebiscito. Até então Massachussets era o único estado que adotara a legalização das uniões conjugais entre homossexuais. Califórnia aguarda.

quarta-feira, 14 de maio de 2008

Marlon Cesar
A imprudência vai além do bom senso. Na Austrália um homem foi mais do que um infrator, foi ousado e cara-de-pau o suficiente para proteger com o cinto de segurança de seu carro 30 latas de cerveja, mas isso não é bizarro. O mais curioso e, que o fez levar uma multa de U$$710, é que ele levava no veículo, uma criança de 3cinco anos. No momento do flagrante, a criança estava sem cinto e sentada no chão do carro, enquanto no banco do carro encontravam-se as latas de cerveja que por nenhum motivo poderiam sofrer um acidente. Além disto, o motorista estava sem os documentos do carro, o policial que deu o flagrante se mostrou indignado com a situação, também não é pra menos. Não foram divulgadas fotos do ocorrido.

terça-feira, 13 de maio de 2008

*Meio Ambiente – Plante uma árvore

Marlon CesarA meta agora é plantar 7.000.000 (sete milhões) de árvores. Não é exagero, o número supera o de habitantes na Terra. E o prazo é de pouco mais de um ano e todo mundo tem que participar. O Programa das Nações Unidas Para o Meio Ambiente (Unep), organizou a campanha no final de 2006 com a meta de 1 bilhão de árvores plantadas até o final de 2007, porém a expectativa foi superada, o mundo plantou nada menos que o dobro do estipulado. Como todos já sabem e estão cansados de ouvir falar, o maior inimigo da natureza é ninguém menos que o Gás Carbônico, ele é liberado pela queima e o maior problema está no desmatamento, pois as árvores são os filtros do Planeta, que sugam este elemento presente na atmosfera. Sete milhões de árvores plantadas seria como se o gás poluente fosse pego e amarrado em um saco para não ser mais solto. Mas para isso todos têm que fazer sua parte, custa muito pouco plantar uma árvore e quem planta uma, planta duas. Se todos plantarem uma por ano, o mundo estará limpo muito mais rápido do que se imagina. Faça a sua parte.

quinta-feira, 8 de maio de 2008

* DEDICADO AS MÃES



Mãe,
Mãe é aquela que ao dar a benção da vida, entregou a sua, pronta para dedicar-se dias e noites aos seus filhos.
Mãe é aquela que ao lutar para dar o melhor aos seus, acabou esquecendo-se de si mesma, colocando-se sempre em segundo plano.
Mãe é aquela que ao desejar e batalhar pelo sucesso de seus filhos, acaba abandonando seus próprios anseios, deixando profissão e sonhos para dedicar-se aos ideais dos seus.
Mãe é aquela que ao comemorar as vitórias de seu filho, esquece de seus próprios méritos.
Mãe é aquela que ao receber palavras ríspidas, sempre responde com seu amor incondicional distribuindo palavras de carinho.
Mãe é aquela que ao lembrar do passado, não pensa em discussões, brigas e desentendimento, mas faz uma prece:
Deus cuide de meus filhos por toda a vida!

“Mãe é milagre. Desde o começo até o fim.” (Gabriel Chalita)

Em tempo lembremos de Deuteronômio 5:16: Honra a teu pai e a tua mãe, como o SENHOR, teu Deus, te ordenou, para que se prolonguem os teus dias e para que te vá bem na terra que te dá o SENHOR, teu Deus.

Para você mãe, desejamos um feliz dia, repleto de carinho e muitos abraços! Que Deus as abençoe!


Alessandra Radke de Carvalho Panicio

*CURIOSIDADE - Como surgiu o Dia das Mães



Como surgiu o Dia das Mães
A história da criação do Dia das Mães começa nos Estados Unidos, em maio de 1905, em uma pequena cidade do Estado da Virgínia Ocidental. Foi lá que a filha de pastores Anna Jarvis e algumas amigas começaram um movimento para instituir um dia em que todas as crianças se lembrassem e homenageassem suas mães.
A idéia era fortalecer os laços familiares e o respeito pelos pais. Para Anna, a data tinha um significado mais especial: homenagear a própria mãe, Ann Marie Reeves Jarvis, falecida naquele mesmo ano. Ann Marie tinha almejado um feriado especial para honrar as mães.
Durante três anos seguidos, Anna lutou para que fosse criado o Dia das Mães. A primeira celebração oficial aconteceu somente em 26 de abril de 1910, quando o governador de Virgínia Ocidental, William E. Glasscock, incorporou o Dia das Mães ao calendário de datas comemorativas daquele estado. Rapidamente, outros estados norte-americanos aderiram à comemoração. Em 1914, a celebração foi unificada nos Estados Unidos, sendo comemorado sempre no segundo domingo de maio. Em pouco tempo, mais de 40 países adotaram a data.
O primeiro Dia das Mães brasileiro foi promovido pela Associação Cristã de Moços de Porto Alegre, no dia 12 de maio de 1918. Em 1932, o então presidente Getúlio Vargas oficializou o feriado.
Mas Anna não foi a primeira a sugerir a criação do Dia das Mães. Antes dela, em 1872, a escritora Julia Ward Howe chegou a organizar em Boston um encontro de mães dedicado à paz.

Fonte: http://www.terra.com.br/diadasmaes/odia.htm

*Turismo - Sua aposentadoria pode te levar para qualquer lugar do Brasil


MARLON CESAR
Conhecer o Brasil ficou mais fácil para todos os aposentados e pensionistas. O Ministério do Turismo em parceria com a Associação Brasileira das Operadoras de Turismo e com a Associação Brasileira das Agências de Viagem criaram o “Vai Brasil”, um projeto que visa facilitar as viagens de forma econômica e tranqüila, tendo em vista que os pacotes são consignados através da Caixa Econômica Federal e o parcelamento é descontado na folha de pagamento para os aposentados e pensionistas.A proposta é que as viagens sejam realizadas nos períodos menos procurados do ano. Assim, as agências têm um incentivo a mais para firmarem parcerias com o governo e registrarem lucros em todos os períodos. A medida também é boa para o crescimento do mercado de turismo. Além disso, a parcela da população que antes não tinha acesso aos outros territórios brasileiros, agora pode voar e conhecer todo o Brasil.São vários os destinos possíveis. Todos os estados brasileiros fazem parte da lista de destino da agências. Basta procurar uma credenciada para consultar os valores, preços e destinos adequados.Quando foi lançado, o programa atingiu em um mês, 230 mil pessoas interessadas. Segundo agências de viagem de Curitiba, os diversos pacotes ofertados possuem preços acessíveis para todos. A grande maioria tem preços que variam entre R$ 1.000 e R$ 1500. Outros pacotes podem ser encontrados entre R$ 500 e R$1000. Existem ainda pacotes de menor valor que não chegam a R$ 500.
Maiores informações podem ser obtidas através do site vaibrasil.com.br, ou na agência de viagem mais próxima.

segunda-feira, 5 de maio de 2008

Combustível - Está mais caro mas continua com o mesmo preço! (???)

Marlon Cesar
O preço da gasolina vendida pelas refinarias aos postos de combustível aumentou, porém não são necessárias preocupações. O Presidente Luis Inácio Lula Da Silva anunciou que este aumento não deve ser repassado ao consumidor, uma vez que o governo fez uma "Jogada" de valores. Se por um lado os postos vão pagar mais caro para adquirir em grande quantidade, por outro serão beneficiados em impostos, houve redução no valor da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (CIDE). Segundo as palavras do presidente a lei prevê redução do imposto em R$0,10 por litro adquirido pelo consumidor. Depois de todas as contas a previsão é que o combustível deva ter um aumento de 0,015% sobre o valor que está sendo vendido hoje, ou seja, é irrelevante o reajuste. Portanto nenhum aumento significativo pode ser justificado. Lembrando que a regra vale somente para a gasolina, o óleo diesel terá reajuste com cerca de 8,8% de aumento, para o álcool não há mudança. Lula recomenda que postos que estiverem fora dos padrões devem ser denunciados.